Lisboa/Portugal, Janeiro 2019 - As professoras da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Janete Castro (Departamento de Saúde Coletiva) e Rosana Alves de Vilar (Departamento de Enfermagem) e também pesquisadoras do Observatório de Recursos Humanos em Saúde da UFRN – integrante da Rede de Observatórios de Recursos Humanos na América Latina – , estiveram no Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa na perspectiva de formalizar parceria entre o Observatório de Recursos Humanos em Saúde e o Centro Colaborador de Política e Planeamento da Força de Trabalho em Saúde do IHMT.
Recebidas pelo professor catedrático Paulo Ferrinho, diretor do IHMT e coordenador do Centro Colaborador da Organização Mundial de Saúde do mesmo Instituto, e pela professora catedrática Zulmira Hartz, coordenadora da Unidade Curricular de Avaliação em Saúde no Programa de Doutoramento em Saúde Internacional, as professoras brasileiras discutiram as possibilidades da parceria entre o Observatório de Recursos Humanos da UFRN e o Centro Colaborador. Dessa parceria resultarão desenvolvimento de pesquisas conjuntas, internacionalização das atividades do recém-criado Mestrado Profissional Gestão, Trabalho, Educação e Saúde/UFRN, participação em eventos nacionais e internacionais, e intercâmbios entre pesquisadores, professores e alunos portugueses e brasileiros.
Acordado o interesse de ambas as partes, o próximo passo será eleger as prioridades e definir as estratégias de atuação. Destaca-se, inicialmente, a possibilidade da presença do professor Paulo Ferrinho no Seminário Internacional de Gestão, Educação e Regulação do Trabalho a ser realizado no segundo semestre de 2019, no Brasil.
Também esteve presente nesses encontros, o professor José Inácio Jardim Mota, da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/FIOCRUZ), que está fazendo pós-doutorado no Instituto.