Natal/RN, 15 junho. Durante as atividades do I Simpósio Internacional de meta-avaliação e gestão do conhecimento em políticas de saúde, a professora Janete Lima de Castro, coordenadora do Observatório RH–UFRN, participou de mesa redonda sobre o papel dos Observatórios de Sistemas de Saúde.
A professora Janete Castro apresentou a rede de observatórios em recursos humanos, uma iniciativa da Organização Pan-Americana de Saúde para as Américas, no ano de 1999, e a criação das primeiras estações de trabalhos, das quais, em 2001, surge o Observatório RH–UFRN no Rio Grande do Norte, com a missão de reunir informações sobre a força de trabalho em saúde, promover análises e manter diálogos com a área acadêmica, profissionais, gestores e entidades do setor.
O desenvolvimento das atividades, as pesquisas em andamento, os trabalhos desenvolvidos e publicados pelo Observatório, também foram tema da abordagem da professora, que ressaltou, sobretudo, o desafio que se apresenta para a produção e difusão do conhecimento na contemporaneidade, para a professora Janete Castro, “o desafio é trabalhar em rede para difundir e partilhar o conhecimento”.
O I Simpósio Internacional de meta-avaliação e gestão do conhecimento em políticas de saúde, acontece em Natal, entre os dias 15 e 16 de junho no Hotel Holliday Inn. O evento reúne pesquisadores, profissionais de saúde, graduandos e pós-graduandos para debater e discutir temas relevantes em políticas públicas para a saúde.