Brasília/DF, 23 de maio. Analisar as estratégias utilizadas pelo Departamento de Gestão e Regulação do Trabalho em Saúde da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde do Ministério da Saúde (DEGERTS/SGTES/MS) para o fortalecimento do Sistema Nacional de Negociação Permanente do Sistema Único de Saúde foi o tema da dissertação de Tatiana Maria Souza Santos, mestranda pelo Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva da Universidade de Brasília.
O trabalho buscou analisar as potencialidades e os resultados das atividades que compunham as estratégias, tendo em vista a identificação de elementos que possibilitem não só qualificar o apoio técnico prestado aos estados e municípios para instalação e fortalecimento de mesas de negociação, mas também analisar o funcionamento de algumas mesas de negociação permanente do SUS.
Orientou o trabalho a professora Maria da Graça Luderitz Hoefel, professora do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília. A banca avaliadora contou com a participação da professora convidada Janete Lima de Castro, professora do Departamento de Saúde Coletiva da UFRN e coordenadora do Observatório RH/UFRN.
Tatiana Maria Souza Santos, farmacêutica e especialista em Medicina Social com ênfase em Saúde da Família pelo Instituto de Saúde Coletiva da UFBA, defendeu a sua dissertação na segunda-feira pela manhã, 23 de maio, na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Brasília.