Belo Horizonte/MG, 21 a 23 de julho de 2025. Pesquisadores do Observatório RH-UFRN, professora Janete Castro, e do Observatório História e Saúde (OHS) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), professores Carlos Henrique Paiva e Luiz Alves, com a presença de Maria José Evangelista, assessora técnica do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), reuniram-se com o professor Eugênio Vilaça Mendes.
Na pauta, as contribuições do professor Eugênio Vilaça para a saúde pública no Brasil. A professora Janete Castro destaca que a trajetória de Eugênio Vilaça “acompanha a formulação, consolidação e avaliação de políticas públicas em saúde, sendo possível afirmar que sua produção teve influência direta nas políticas que moldaram o sistema de saúde brasileiro nas últimas décadas.”
Eugênio Vilaça Mendes fez parte do Movimento Sanitário Brasileiro, responsável pela criação do Sistema Único de Saúde (SUS), a sua contribuição intelectual está também presente em diversos artigos e livros publicados. Participou também da formação de profissionais e quadros técnicos em diversas instituições de ensino superior e órgãos públicos. Sua atuação contribuiu com políticas de planejamento, coordenação e descentralização de serviços de saúde.
Na imagem, Maria José Evangelista, Carlos Henrique Paiva, Eugênio Vilaça, Janete Castro e Luiz Alves.
Para acompanhar esta e outras notícias acesse o site do Observatório RH-UFRN e siga no Instagram