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[...] No nosso dia a dia no trabalho muitas vezes trabalhamos isolados e sem tempo para reflexões mais aprofundadas, cursar o mestrado é uma oportunidade de refletir, ouvir a opinião do outro, refletir sobre o nosso processo de trabalho (...). Cylene Nóbrega

Entrevista

Cylene Bezerra de Medeiros Nóbrega | Coordenadora pedagógica na Escola Técnica do SUS da Paraíba

Cylene Bezerra de Medeiros Nóbrega cursa o Mestrado Profissional em Gestão, Trabalho, Educação e Saúde e desenvolve atividades como coordenadora pedagógica na Escola Técnica do SUS da Paraíba. A entrevista foi realizada por Renata Fonseca, pesquisadora do Observatório de Recursos Humanos da UFRN.

Observatório RH: Cylene, gostaríamos que você se apresentasse e falasse um pouco da sua trajetória profissional. Cylene Nóbrega: Sou pedagoga de formação e possuo especialização na área da Educação Permanente em Saúde. Atuo na Escola Técnica do SUS da Paraíba que é vinculada à secretaria de saúde do estado. Iniciei como diretora administrativa da Escola e, em seguida, me tornei coordenadora pedagógica, trabalhando com Educação Permanente em Saúde. Hoje estamos em um processo de transição para a Escola de Saúde Pública. Por causa dessa transição, algumas nomenclaturas foram modificadas como, por exemplo a Coordenação Pedagógica que agora se chama Núcleo de Formação Profissional, responsável pelos cursos de formação técnica e também por cursos de curta duração.

Observatório RH: Poderia nos falar um pouco sobre a sua escolha em cursar o Mestrado Profissional em Gestão, Trabalho, Educação e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte? Cylene Nóbrega: Já havia feito a especialização em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde em 2013, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e gostei da proposta, do conteúdo ofertado e da estrutura. O curso foi ofertado na modalidade de EaD, com alguns encontros presenciais e foi muito produtivo. Já havia feito algumas especializações, mas essa me envolveu bastante pela metodologia e pelo conteúdo abordado. Pelos debates desenvolvidos nos fóruns de discussões e na realização das atividades didáticas, vi que necessitava dar continuidade aos estudos por meio de um mestrado, para ter mais base científica.

Observatório RH: A partir de que necessidade o seu projeto de pesquisa foi desenvolvido? Cylene Nóbrega: A Escola estava com um curso inicial sobre metodologias ativas que versava sobre educação permanente em saúde, e, a partir dele percebemos que nós não vivenciamos a educação permanente em saúde de fato. Então, após o curso, começamos a multiplicar esse conhecimento para os Núcleos de Educação Permanente dos serviços. A necessidade de formar multiplicadores se deu por percebermos em reuniões das Comissões de Integração entre Ensino e Serviço (Cies) que eles não tinham noção do papel de Núcleo para o serviço. O projeto então surgiu da necessidade de orientar e fortalecer esses espaços quanto às funções que devem ser exercidas para o fortalecimento de ações na área para os servidores dos serviços.

Observatório RH: E como está sendo cursar o Mestrado Profissional em Gestão, Trabalho, Educação e Saúde? Cylene Nóbrega: Percebi que tenho muito a aprender. Nos conhecimentos que eu achava que tinha domínio, as discussões em salas de aula me mostraram que tenho ainda muito a aprender e a aprofundar. O mestrado está me ajudando nessa perspectiva. As discussões são muito ricas. É um privilégio estar numa sala de aula em que cada mestrando é um gestor. Cada um agrega novas percepções e experiências, assim ampliamos e fortalecemos nossos conhecimentos sobre a área da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. No nosso dia a dia no trabalho muitas vezes trabalhamos isolados e sem tempo para reflexões mais aprofundadas, cursar o mestrado é uma oportunidade de refletir, ouvir a opinião do outro, refletir sobre o nosso processo de trabalho e sobre as dinâmicas das instituições. Acredito que a Escola Técnica do SUS da Paraíba tem muito a ganhar com a nossa participação neste mestrado.