[...] Espero ampliar meus conhecimentos para que eu possa contribuir com a implementação da política da saúde do trabalhador, na perspectiva da segurança do paciente, no cotidiano dos serviços. Carla Ulhoa
Carla Ulhoa, assessora técnica do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Saúde, atua na linha da segurança do paciente e Atenção Primária à Saúde. A entrevista foi realizada por Nathalia Hanany – pesquisadora do Observatório de Recursos Humanos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Observatório RH: Por que escolher cursar o Mestrado Profissional em Gestão, Trabalho, Educação e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte? Carla Ulhoa: Minha escolha se deu em decorrência de uma série de fatores como, por exemplo, o incentivo do meu local de trabalho e o meu desejo de me qualificar na área de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Esse mestrado atua em uma linha de interesse que atuo que é a área da Gestão do Trabalho. Com essa oportunidade, eu acredito que irei melhorar a relação de trabalho do local que atuo com as secretarias estaduais de saúde. Outro elemento importante para a minha escolha foi a qualificação dos professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Desse modo, as expectativas que tenho com o mestrado são as melhores. Espero ampliar meus conhecimentos para que eu possa contribuir com a implementação da política da saúde do trabalhador, na perspectiva da segurança do paciente, no cotidiano dos serviços.
Observatório RH: Como você avalia a importância que este mestrado profissional em Gestão, Trabalho, Educação e Saúde pode ter para os serviços de saúde? Carla Ulhoa: Avalio que o mestrado profissional pode proporcionar aos serviços profissionais mais qualificação. Por exemplo, pensando na área da segurança do paciente, na área da saúde do trabalhador, é preciso que os trabalhadores compreendam melhor esses temas e suas implicações para os serviços de saúde. A troca de experiência com colegas de diversas regiões do país é algo muito rico no mestrado profissional em Gestão, Trabalho, Educação e Saúde.
Observatório RH: E o que você pretende abordar no seu projeto de mestrado? Carla Ulhoa: Pretendo trabalhar com as práticas que envolvem a segurança do paciente na atenção primária. A Atenção Primária é ordenadora do serviço, e a segurança do paciente é a minha linha de trabalho. Pensar na segurança do paciente envolve considerar a área da gestão do trabalho. A segurança do paciente é uma área vasta que nos faz pensar nos recursos, instrumentos e insumos que são distribuídos e ministrados e podem afetar a vida do trabalhador. Assim, proponho realizar um mapeamento das publicações existentes a nível nacional e internacional que considerem a segurança do paciente na atenção primária em países com sistema universais. Acredito que esse mapeamento contribuirá com o avanço desta temática no Brasil.