Rede ObservaRH - Observatório RH da UFRN

[...] Tenho conseguido aprender muitas coisas, ampliar os meus horizontes, trocar experiências com os colegas da turma e visualizar novas intervenções para os processos de trabalho nos quais estou inserida, tendo em vista que o mestrado é na área em que atuo Taynana Fequis

Entrevista

Taynana Soares Oliveira Fequis | Secretaria de Saúde do Estado do Acre

Taynana Soares Oliveira Fequis atua na Secretaria de Saúde do Estado do Acre, na coordenação de estágios; cogestão dos Programas de Residência Multiprofissional da Saúde. A entrevista foi conduzida por Nathalia Hanany, pesquisadora do Observatório de Recursos Humanos da UFRN.

Observatório RH: Poderia nos falar um pouco sobre sua trajetória profissional? Taynana Fequis: Sou graduada em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Acre e desde o início da graduação venho trilhando a minha trajetória profissional nos serviços de saúde. Iniciei fazendo trabalhos na atenção básica, conhecendo o território e, em seguida, obtive uma experiência na maternidade onde trabalhei um pouco com recursos humanos e planejamento. Em seguida fui convidada para trabalhar na Secretaria de Estado da Saúde do Acre, na área do planejamento, por três anos. Em 2018 fui convidada para atuar no Setor da Educação Permanente em Saúde e me identifiquei muito com a área. Pude contribuir com a elaboração do Plano de Educação Permanente em Saúde do Acre e isso desencadeou o aumento do meu interesse pela área. Essa aproximação me motivou a cursar o Mestrado Profissional em Gestão, Trabalho, Educação e Saúde.

Observatório RH: O que lhe motivou a cursar esse mestrado? Taynana Fequis: Já vinha acompanhando e aguardando o lançamento deste edital há algum tempo. Os motivos para cursa-lo foram vários: minha aproximação com o tema; ausência de um programa nessa área no Acre; desejo de me qualificar e crescer profissionalmente nessa área e poder contribuir no meu local de atuação por meio de projetos que desejamos implementar no estado. Tenho dialogado bastante com a minha equipe de trabalho sobre o projeto. Estamos bem integrados. Assim, espero estruturar melhor a Educação Permanente nos serviços de saúde do Acre.

Observatório RH: Quais são suas expectativas sobre o Mestrado Profissional em Gestão, Trabalho, Educação e Saúde? Taynana Fequis: O curso tem superado todas as expectativas criadas. Tenho conseguido aprender muitas coisas, ampliar os meus horizontes, trocar experiências com os colegas da turma e ampliar a minha rede de contatos. Enfim, criar novas pontes. Outro ponto importante é a possibilidade de visualizar novas intervenções para os processos de trabalho nos quais estou inserida, tendo em vista que o mestrado é na área em que atuo. Então, tenho conseguido aprender mais, buscado contribuir mais e abrir novos horizontes.

Observatório RH: Qual é a perspectiva para o desenvolvimento do seu projeto de mestrado? Taynana Fequis: Há anos a Política de Educação Permanente em Saúde vem sendo implantada no Acre, mas percebemos lacunas e fragilidades. Meu projeto se propõe a identificar essas lacunas e tentar minimizá-las de alguma forma. O projeto tem como objetivo compreender como se deu a implantação da Educação Permanente em Saúde no estado, compreender como se deu o monitoramento e avaliação das ações desenvolvidas e identificar os avanços. Apesar das dificuldades encontradas, percebemos que houve um grande avanço. O que busco é aprimorar todo o processo de desenvolvimento da secretaria de saúde do estado.