[...] Quando surgiu o mestrado, considerei os pontos que fazem parte da minha trajetória e que estão em meu cotidiano para a elaboração do projeto. Manuara Souza
Manuara Aparecida Alves De Souza é servidora pública do Ministério da Saúde há 10 anos e atualmente trabalha no Departamento de Gestão do Trabalho em Saúde da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Aluna da primeira turma do Mestrado Profissional em Gestão, Trabalho, Educação e Saúde (MPGTES) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, ela conversa nesta entrevista com Thais Paulo, pesquisadora do Observatório RH - UFRN, sobre a escolha do referido programa de mestrado e sobre sua implicação com o tema escolhido como projeto de pesquisa.
Observatório RH: Manuara, poderia nos falar sobre o que lhe motivou a escolher o Mestrado Profissional em Gestão, Trabalho, Educação e Saúde? Manuara Souza: Desde que eu entrei no Ministério, há pouco mais de dez anos, venho me apaixonando cada vez mais pela área da saúde. Minha formação é em história, mas gosto da área e do que envolve o campo de gestão das pessoas e saúde do trabalhador. Minha atuação começou pelo Departamento de Educação na Saúde (DEGES) da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), mas vivenciei diversos setores na mesma secretaria. Quando surgiu o mestrado, considerei os pontos que fazem parte da minha trajetória e que estão em meu cotidiano (adoecimento da população e dos trabalhadores do SUS) para a elaboração do projeto. Outro ponto importante é o fato do mestrado estar sendo ofertado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte que tem parcerias conhecidas com o Ministério da Saúde, isso me fez ficar ainda mais encantada.
Observatório RH: E qual é sua expectativa com o mestrado, enquanto aluna e trabalhadora da área? Manuara Souza: Das melhores. Com relação ao mestrado em si, a minha expectativa está grande e já observo que eu vou atendê-la, pelo que estou conhecendo do corpo docente. Conseguimos ver que são professores maravilhosos, que entendem muito do SUS, com didáticas boas. Os colegas também, com diversos perfis, de várias regiões do nosso Brasil, também trazendo suas experiências. Acho que o compartilhamento de informações vai ser bem interessante.
Observatório RH: Poderia nos dar maiores detalhes sobre o seu projeto? Manuara Souza: A partir da minha realidade de trabalho, das vivências do dia a dia, escolhi o tema sobre saúde do trabalhador. É um fenômeno que vem aumentando e que envolve estresse, depressão e tantas outras doenças. Então quero poder ajudar nesse tema e desenvolver a proposta para ser aplicada no Ministério da Saúde, para tentar resolver questões ligadas ao tema e que interferem na força de trabalho desse Ministério.