Rede ObservaRH - Observatório RH da UFRN

[...] "Orientada por grandes profissionais e estudiosos da área de Recursos Humanos em Saúde, firmei meu caminho espelhando-me nestas trajetórias de trabalho" Thais Paulo

Entrevista

Thais Paulo | Professora da Escola de Saúde da UFRN e pesquisadora do Observatório RH UFRN

Graduada do curso de Gestão em Serviços e Sistemas de Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Thais Paulo é especialista em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde e mestranda em Educação Profissional pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Atualmente, Thais Paulo é professora da Escola de Saúde da UFRN e pesquisadora do Grupo de Gestão, Educação, Trabalho e Saúde e do Observatório de RH UFRN. Nesta entrevista, Thais Paulo conversa sobre a sua trajetória acadêmica e profissional em gestão do trabalho e educação na saúde. A entrevista foi concedida ao jornalista Gustavo Sobral do Observatório de Recursos Humanos em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Observatório RH - UFRN), em dezembro de 2016.

Observatório RH: Por que escolheu o curso de graduação em Gestão em Sistemas de Saúde? Thais Paulo : A escolha se deu por indicação de um amigo graduando do curso que elogiava a sua estrutura. No momento da escolha, acabei optando pela graduação em Gestão em Sistemas de Saúde por ofertar um leque de oportunidades de atuação que o diferencia das demais graduações.

Observatório RH: Qual foi o papel do Observatório de Recursos Humanos na sua trajetória acadêmica? Thais Paulo : Foi fundamental para o meu amadurecimento humano e profissional. Ingressei no Observatório no início de 2013. Foi o meu primeiro contato com o mundo da pesquisa. Orientada por grandes profissionais e estudiosos da área de Recursos Humanos em Saúde, firmei meu caminho espelhando-me nestas trajetórias de trabalho. O Observatório me ensinou a ter um ritmo de estudos contínuo, a trabalhar em equipe e a compreender o real significado do trabalho. A integração do Observatório com outros departamentos da Universidade e com outras instituições da área da saúde e da pesquisa foi outro fator importante pois assim pude compreender a importância da multidisciplinaridade para a pesquisa, sobretudo, em gestão e trabalho na saúde.

Observatório RH: Nos fale um pouco sobre a sua trajetória no Observatório? Thais Paulo : Ingressei como pesquisadora no Observatório em 2013 após uma pausa na graduação. A retomada aos estudos, com envolvimento em uma base de pesquisa, foi fundamental para que conseguisse um ritmo de estudos com real dedicação. Assim que ingressei, as professoras Janete Castro e Rosana Alves apresentaram-me o curso de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, na modalidade EaD, na região Nordeste do Brasil, desenvolvido pela UFRN. Na semana seguinte, já participava do curso de formação dos tutores, o que para mim foi encantador, ver a preparação dos tutores antes de iniciar as atividades. O envolvimento com o curso despertou a curiosidade de estudar sobre educação a distância e fui estimulada pela professora Janete Castro a percorrer a área. Foi quando comecei a realizar pesquisas sobre educação a distância e a sua aplicação no sistema único de saúde. Estudar sobre educação a distância e vivenciar o desenvolvimento dos cursos na modalidade EaD foi muito importante pois consegui sentir a teoria e a prática juntas. Esta experiência mudou minha concepção sobre metodologias de ensino-aprendizagem, o respeito ao conhecimento do outro e o desafio de proporcionar a educação, garantindo nesse processo uma maior autonomia dos alunos, no caso desta experiência, dos trabalhadores do SUS. Também tive a oportunidade de acompanhar o desenvolvimento dos cursos nas regiões Centro-Oeste e Norte do país. Outro grande aprendizado, pois vivenciei toda a logísta do planejamento dos cursos até a sua finalização. Um ponto a ser destacado é a dedicação da coordenação do Observatório em realizar a integração entre as pesquisas que estão sendo realizadas no Observatório, então mesmo estando dedicada a uma a dada pesquisa, sempre nos envolvemos com outros estudos. Isso sempre me chamou a atenção por ver a real prática do compartilhamento do conhecimento em equipe. Vale destacar que as experiências ofertadas pelo Observatório junto a outros profissionais dedicados à área de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde muito contribuiu para o meu amadurecimento profissional. Falar da minha história no Observatório me gratifica pois, para mim, representa o início da minha caminhada profissional.

Observatório RH: Qual a importância da sua formação acadêmica para a sua atuação profissional na Escola de Saúde? Thais Paulo : Sinto-me realizada em ter cursado Gestão em Sistemas e Serviços de Saúde. O olhar que o curso nos proporciona sobre os serviços de saúde e o papel que me possibilita exercer enquanto cidadã e trabalhadora no Sistema Único de Saúde é uma conquista sem precedentes. Hoje, atuando na Escola de Saúde como docente do curso de Gestão Hospitalar, tento contribuir na formação dos alunos para uma atuação nos serviços de forma responsável e humanizada, acreditando no poder de atuação dos trabalhadores no serviço e o reconhecimento da importância do usuário deste serviço. A graduação me proporcionou uma importante experiência de vida pelo modo em que as disciplinas foram pensadas, buscando formar um profissional sanitarista que soubesse atuar muito além da formação assistencial, com conhecimento sobre avaliação e planejamento das políticas de saúde, sobre as ferramentas para a área de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, buscando desenvolver ações voltadas à promoção da saúde, pensando na melhoria das condições de vida da população. Compreendo a Escola de Saúde como um espaço de formação em saúde com metodologias inovadoras que busca formar trabalhadores com uma visão crítica-reflexiva e atuantes em nossa realidade. Assim, atuando nesse espaço, procuro contribuir para uma formação de trabalhadores responsáveis com uma visão ampla do funcionamento do sistema de saúde e vejo que a minha formação me auxilia, e muito, neste quesito.