[...] O aluno consegue aliar o conteúdo do curso à prática diária do serviço em que atuamos. Narjara Campos de Araújo
Narjara Campos de Araújo é aluna do Curso de Especialização em Gestão do Trabalho e Educação na Saúde da Região Norte, turma do Acre. Enfermeira graduada pela Universidade Federal do Acre, pós-graduada em atenção primária a saúde pela Universidade de Toronto no Canadá, Narjara Campos também é especialista em Saúde da Família e atua na atenção primária no município de Rio Branco, capital do Estado do Acre, vinculada a secretaria municipal de saúde de Rio Branco. O trabalho de conclusão de curso desenvolvido por Narjara Campos destaca-se como uma proposta inovadora para o serviço de saúde. A aluna propôs a elaboração de uma cartilha para servidor da secretaria municipal de saúde conhecer seus direitos e deveres. O curso, ofertado na modalidade ensino a distância (EaD), é uma iniciativa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, através do Departamento de Saúde Coletiva (DSC), do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (NESC) e da Secretaria de Educação a Distância (SEDIS) em parceria com o Ministério da Saúde (MS) para os Estados da Região Norte do Brasil. A entrevista foi concedida ao jornalista Gustavo Sobral, membro do Observatório de Recursos Humanos em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Observatório RH - UFRN), em abril de 2016.
Observatório RH: Relate a sua experiência do Curso de Especialização em Gestão do Trabalho e Educação na Saúde? Narjara Campos de Araújo: O Curso já me despertou o interesse pelo título da especialização: gestão do trabalho e educação na saúde. Um tema sobre o qual sempre tive interesse. O que posso concluir é que foi uma experiência de aprendizagem por completo, enriquecedora. O conteúdo disponibilizado, a formatação e o cuidado e excelência com o material impresso, que é o livro do curso, também foram essenciais. Além do mais a plataforma se mostrou um canal rico em conteúdo, com textos atuais, pertinentes e interessantes. O aluno consegue aliar o conteúdo do curso à prática diária do serviço em que atuamos. Assim conseguimos desenvolver o nosso pensamento crítico reflexivo. E todo este processo redunda numa melhora da qualidade da assistência ao usuário.
Observatório RH: Qual a proposta de projeto de intervenção, o trabalho de conclusão de curso que você desenvolveu? Narjara Campos de Araújo: O projeto nasceu de uma inquietude que o curso de pós-graduação permitiu levar adiante. Observamos que existia uma lacuna entre o que a instituição preconiza e o que o servidor realiza. Qual esta lacuna? A falta de conhecimento por parte do servidor que acabou de ingressar na secretaria em relação às atribuições afins da secretaria. Então a proposta do meu projeto de intervenção foi o acolhimento dos novos servidores da secretaria municipal de saúde conhecendo programas, deveres e direitos, porque quando o servidor ingressa no serviço público ele desconhece o funcionamento interno da instituição. Assim, dentre os objetivos do meu trabalho, está a criação de uma cartilha com a legislação, uma orientação jurídica explicando ao servidor seus direitos e obrigações. O trabalho, assim, volta-se para qualidade do serviço prestado, que é dever do servidor atender bem a comunidade. Muitas vezes o servidor não atende bem o usuário, não sabe o fluxograma, desconhece as prerrogativas da sua atividade. É uma forma de inserir o trabalhador da área de saúde no contexto da instituição conhecendo todo o cronograma, seus direitos e deveres. Portanto o projeto é elaborar esta cartilha e distribuir para todos os funcionários. A metodologia envolve ministrar cursos de formação e processos de avaliação para instituir um processo de trabalho que envolva uma educação permanente e continuada.
Observatório RH: Há a possibilidade de se implantar esta proposta? Narjara Campos de Araújo: Importante é contar com o apoio da gestão e o departamento de gestão de pessoas da secretaria, que dispõe de uma equipe que trabalha com a educação permanente, que tem larga experiência na área, pretende apoiar o projeto que desenvolvi para o curso, tornando realidade uma proposta de trabalho de gestão do trabalho e educação na saúde. O gestor também se mostrou sensibilizado com a proposta do trabalho, o que nos leva a crer que a implantação do projeto será realizada. Assim, teremos profissionais motivados que possam contribuir cada vez mais com a qualidade do serviço que a instituição presta à comunidade. Um ganho para todos.